2

O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

pexels energepiccom 159888 scaled - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

Se você é um investidor que gosta do mercado de renda variável, com certeza já se deparou com um gráfico cheio de barras e algumas linhas, onde o seu analista tentava te explicar utilizando termos estranhos se o ativo está bom para comprar ou vender.

Acredito que o primeiro pensamento que tenha se passado pela sua cabeça tenha sido: “ O que é isso e como vai me ajudar em relação ao meu patrimônio?”

Se essa é a sua dúvida, então esse artigo é perfeito para você!

Aqui você vai aprender: 

  • O que é Análise Técnica;
  • Como a Análise Técnica funciona;
  • O que é a Teoria de Dow;
  • Quais são os 3 Princípios Básicos da Análise Técnica;
  • Tipos de gráficos mais comuns na Análise Técnica;
  • Livros para estudar Análise Técnica.

 

Sumário

O que é Análise Técnica?

Tesouro Direto ou Poupança - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

Segundo o autor e analista CMT Flávio Lemos:

“A análise técnica é o estudo da ação do mercado, primariamente por meio de uso de gráficos, com o objetivo de prever as tendências futuras de preços.”

Em outras palavras, a análise técnica é utilizada por investidores e profissionais do mercado financeiro para tentar prever e antecipar os movimentos do preço no curto prazo por meio de gráficos e padrões repetitivos seguindo uma lógica probabilística.

Assim como no xadrez, basquete, e até em negociações comerciais, várias estratégias são adotadas visando sempre a maior probabilidade de acertos no futuro. 

A análise técnica é muito utilizada em modalidades de Day Trading, Swing Trading e Position Trading e pode ser implementada no mercado de ações, futuros, commodities, crypto, câmbio, etc.

Praticamente em qualquer mercado/ativo que tenha um gráfico, você pode fazer uso da análise técnica!

O principal objetivo de utilizar a análise técnica é o de obter ganhos em bolsa de valores através da leitura de padrões repetitivos que surgem no próprio gráfico.

Esse tipo de análise acaba sendo primordial para a tomada de decisão de compra ou de venda, ou, de “entrada” e “saída”, como dizem os profissionais.

 

Como a Análise Técnica Funciona?

Agora que você já sabe o que é análise técnica, está na hora de você entender como ela funciona.

Basicamente, a análise técnica funciona através da observação de padrões de acordo com análises passadas para identificar uma tendência em curso. Com isso, é possível antecipar o movimento do preço com base em probabilidades e obter lucros no curto/longo prazo.

O que é a Teoria de Dow

invista de olho no longo prazo - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

Charles Henry Dow foi um jornalista norte americano que formulou em 1884 a Teoria de Dow que é a base da análise técnica moderna.

Sabe o Índice Dow Jones Industrial Average? 

Foi ele quem inventou!

Vale ressaltar também que ele foi um dos fundadores do Wall Street Journal – Jornal respeitado na esfera do mercado financeiro que é referência mundial até hoje.

A Teoria de Dow defende a seguinte tese: 

“Os mercados e ativos repetem comportamentos ao longo do tempo e da História e, assim, é possível estabelecer estimativas de preço e fluxo de capital com base nessas tendências.”

A partir das ideias de Dow, vários pesquisadores renomados contribuíram e incrementaram mais elementos na análise técnica que conhecemos hoje.

Um deles é Ralph Nelson Elliott que na década de 30, desenvolveu “O Princípio das Ondas de Elliott”. 

Elliott vai mais à fundo na tese de Dow e explica que os preços se movem em ondas de impulso e correção assim como pode ser observado no mar.

Explica também a relação da psicologia das massas com os preços no mercado financeiro e como isso pode ser identificado no próprio gráfico!

No próximo artigo abordarei mais detalhes sobre a Teoria das Ondas de Elliott, prometo!

 

>>>>>Conheça o treinamento mais completo sobre Forex Institucional – Clique Aqui<<<<<

Os 3 Princípios Básicos da Análise Técnica

manipulacao - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

1- A ação do mercado desconta tudo:

O analista técnico acredita que tudo se encontra na formação do preço. 

As diversas variáveis fundamentais, políticas, psicológicas ou de qualquer outra ordem estão, na verdade, refletidas nos preços do mercado. Como consequência, o estudo da ação do preço envolve o conhecimento de vários fatores necessários.

2- Os preços se movem em tendência:

O objetivo de representar a ação dos preços no gráfico é a identificação de tendências futuras desde o início para tentar tirar proveito desse movimento e consequentemente, obter lucro.

3- A história se repete:

 Aqui, Dow afirma que os preços também refletem variáveis psicológicas próprias dos seres humanos. 

Se formos estudar um pouco de Psicologia Social, veremos que os padrões de comportamento dos seres humanos tendem a se modificar de forma mínima, ou mesmo a permanecer os mesmos com o passar do tempo.

Como esses padrões foram bem sucedidos no passado, a tendência é que deverão se repetir no futuro. 

Na verdade veremos que, por meio do estudo da ação do mercado, podemos até ter pistas sobre o que sairá nos jornais e revistas no dia ou semanas seguintes.

Uma explicação para isso é que a ação do mercado tende a liderar os fundamentos conhecidos pelos investidores, que nada mais são do que o senso comum a respeito da situação econômica de um país ou da saúde financeira de uma empresa.

Pode-se dizer que a análise técnica funciona como um atalho para a análise fundamentalista, ajudando a interpretar os acontecimentos financeiros e políticos do futuro.

Tipos de Gráficos Mais Comuns na Análise Técnica

Agora que você entendeu os conceitos básicos da análise técnica, vou te mostrar quais são os gráficos mais utilizados pelos analistas que fazem uso dessa modalidade.

 

1- Gráfico de Barras: 

Em um gráfico diário, cada dia corresponde a uma barra vertical, que mostra os preços de abertura, máxima, mínima e fechamento em um dia de pregão.

O traço à esquerda da barra vertical representa o preço de abertura e o traço à direita representa o preço de fechamento. Os extremos da barra mostram as máximas e as mínimas atingidas conforme a figura abaixo:

grafico de barra - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

Exemplo de gráfico de barra no EUR/USD Diário:

eurusd grafico de barras exemplo - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

2- Gráfico de Linha:

No gráfico de linha, somente o preço de fechamento aparece para cada dia de negociação.

Embora não seja muito utilizado para tomada de decisão de compra ou venda por profissionais, é muito útil para identificar regiões de suporte e resistência do preço.

Observe um gráfico de linha no EUR/USD Diário:

grafico de linha EUR.USD  - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

3- Gráfico de Velas:

O gráfico de Velas ou Candlesticks, é um dos mais utilizados pelos profissionais do mercado financeiro devido a sua facilidade de interpretação.

Ele também é o mais antigo na análise técnica, tendo sua origem no Japão em meados século XVII.

Esse gráfico é semelhante ao gráfico de barra mas possui algumas distinções.

O gráfico de Candlesticks também utiliza o preço de abertura, máxima, mínima e fechamento. A área entre o preço de abertura e fechamento é interligada, formando um corpo (vela). 

Se no final do dia de negociação o valor do fechamento for maior do que o da abertura, esse corpo será de uma vela branca; se o fechamento for menor, o corpo da vela será preta. 

Os rastros que a vela deixa entre a máxima e mínima, são chamados de sombras.

candle abertura e fechamento jpg - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

Exemplo de um gráfico de candles no EUR/USD Diário:

Grafico de velas EUR.USD  - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

 

Conclusão

Como você pôde ver, a análise técnica nada mais é do que uma modalidade que serve para observar e interpretar os movimentos dos preços em dado período fazendo uso de probabilidade.

Você aprendeu também que tudo está embutido no preço do ativo e que dessa forma os profissionais conseguem prever e antecipar movimentos futuros através de padrões repetitivos que os preços deixam no gráfico.

Existem várias formas de se observar os movimentos dos preços, mas a mais utilizada é por meio do gráfico de candlesticks.

 

Livros Para Estudar Análise Técnica:

Para você se aprofundar mais nos conceitos da análise técnica para implementá-la nas suas negociações, aqui estão 2 livros altamente recomendados por profissionais quando se trata desse assunto:

 

1- Análise Técnica Dos Mercados Financeiros 

Autor: Flávio Lemos

q? encoding=UTF8&ASIN=8553131068&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=meudiariofina 20&language=pt BR - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!ir?t=meudiariofina 20&language=pt BR&l=li2&o=33&a=8553131068 - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

(Clique Aqui Para Comprar)

 

2- Análise Técnica Para Leigos

Autora: Barbara Rockefeller

q? encoding=UTF8&ASIN=8550815896&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=meudiariofina 20&language=pt BR - O que é Análise Técnica? Um Guia Básico Para Iniciantes!

(Clique Aqui Para Comprar)

E ai, o que você achou desse artigo?

Deixe um comentário aqui para mim!

Abraço!

Carol Martins

 

carol martins

Olá, Carol aqui! Sou Trader e fundadora do Blog: Meu Diário Financeiro. Estou aqui para te mostrar um pouco do universo trader de verdade, sem enrolação! Topa conhecer a melhor profissão do mundo?

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.