2

5 Melhores Opções de Renda Fixa para Iniciantes – [Comprovado]

Hoje eu percebi algo que me entristeceu muito!

Percebi que existem muitas pessoas que não tem a mínima noção de educação financeira e que simplesmente não conhecem ou nunca ouviram falar em um Fundo de Renda Fixa

Mas eu não julgo e nem culpo ninguém, pois, elas certamente não tiveram nenhum incentivo e nem a oportunidade de descobrirem esses investimentos que rendem muito mais do que a Poupança.

Eu já falei um pouco sobre uma dessas modalidades de Renda Fixa aqui no Blog e agora vou te mostrar as 5 Melhores Opções de Renda Fixa para Iniciantes.

Acompanhe…

5 melhores opções de renda fixa e1539718728345 - 5 Melhores Opções de Renda Fixa para Iniciantes - [Comprovado]

5 melhores opções de renda fixa

 

Sumário

O que é Renda Fixa?

Basicamente, Renda Fixa é uma modalidade de Investimentos em que a rentabilidade é sempre previsível.

Nesta modalidade de Investimento- você empresta o seu dinheiro para o Banco a uma determinada taxa de juros com uma data de vencimento prevista em que o mesmo, devolve o dinheiro que você emprestou com um acréscimo de juros.

Se você é um iniciante em investimentos, então a Renda Fixa deve ser o seu primeiro passo.

É muito arriscado começar por investimentos mais agressivos como em Ações, por exemplo. Você corre o risco de perder tudo de uma vez e pegar um certo trauma do mercado.

Esse é um dos erros que as pessoas mais comentem ao achar que é melhor arriscar tudo e ganhar muito do que ter uma Reserva construída primeiro.

Sem mais demora, vou lhe mostrar as 5 Melhores Opções em Renda Fixa para Iniciantes!

 

#1 LCI – Letras de Crédito Imobiliário

a) O que é?

Nesta modalidade de investimento, você empresta dinheiro para o Banco que irá financiar o desenvolvimento Imobiliário do país. Em troca, o Banco oferece uma taxa de rentabilidade anual que é definida no ato da compra.

A LCI também possui uma data de vencimento prevista. Isso é bom porque você pode simular o quanto esse ativo pode render até o vencimento e descobrir quanto você irá ganhar no final do período.

 b)Quais são os benefícios e riscos?

Assim como todos os investimentos em renda fixa, os riscos da LCI são baixos!

As chances de perda de Capital são muito pequenas, visto que, os empréstimos imobiliários são sempre atrelados a uma garantia real, que são os imóveis.

A LCI é coberta pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), no caso de falência da instituição financeiro em que foi adquirida a LCI você tem direito a receber até 250 mil instituídos pelo FGC.

Existem opções pré-fixadas, onde já é possível saber o quanto irá render até o vencimento e as opções pós fixadas que rendem uma porcentagem do CDI.

Em alguns Bancos como o BTG Pactual, é possível investir em LCI a partir de $100 reais.

As LCI’s são isentas de Imposto de Renda.

Abra a Sua Conta No BTG Pactual e Comece a Investir com apenas R$ 50,00 – Clique Aqui

c) Como Investir?

Você vai precisar ter uma conta em uma corretora, existem várias corretoras muito boas com essa opção de investimento.

Vale a pena dar uma pesquisada nas melhores corretoras com as melhores opções para investir!

Lembrando que alguns Bancos Digitais também oferecem esse tipo de investimento, um deles é o Banco Inter. No próprio app do Banco Inter tem a opção de investimento em LCI a partir de $100 reais.

Mesmo assim, é bom você analisar e fazer comparações entre bancos e corretoras para ver qual deles mais lhe agrada.

 

#2 LCA – Letras de Crédito do Agronegócio

a) O que é?

Esse investimento é muito parecido com o mencionado acima, só que neste caso, o Banco irá financiar o setor do Agronegócio em que os agrônomos oferecem as sua própria plantação como garantia ao Banco.

b) Quais são os benefícios e riscos?

Nessa modalidade o investidor também tem a proteção do FGC de até 250mil por CPF e é isento de Imposto de Renda. No entanto, é bom lembrar que a LCA exige um valor de investimento mínimo superior ao da LCI, ficando em torno de 10mil podendo variar de corretora para corretora.

c) Como Investir?

Entre em contato com a sua corretora ou banco para ver quais opções eles podem te oferecer.

 

#3 CDB – Certificados de Depósito Bancário

a) O que é?

Como o próprio nome diz, o CDB é um título de dívida emitidas pelo banco em que o mesmo se compromete a te pagar um juros estabelecido pelo dinheiro emprestado. Como os Bancos emprestam dinheiro com taxas mais altas, obtém lucro e é com esse lucro que eles pagam os CDB’s.

Quanto menor for o Banco, maior será o rendimento do CDB!

b) Quais são os benefícios e riscos?

Infelizmente, por oferecerem um rendimento maior do que os Bancos maiores, corre o risco de essa instituição menor em que você investiu, venha a passar por problemas, tornando essa modalidade de investimento um pouco arriscada.

Contudo, vale mais uma vez a garantia do FGC neste caso.

Diferente da LCI e LCA, no CDB  há incidência do Imposto de Renda.

c) Como Investir

É muito simples, basta acessar a sua corretora e analisar a lista de bancos na plataforma mesmo, caso não saiba como acessar, entre em contato com a corretora por telefone, geralmente eles contam com uma equipe para auxiliar pessoas que tenham as mais diversas dúvidas.

Abra a Sua Conta No BTG Pactual e Comece a Investir em CDB a partir de R$ 50,00 – Clique Aqui

#4 CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários

a) O que é?

Assim como as LCI’s, os CRI’s estão relacionados ao mercado imobiliário, porém os CRI’s estão atrelados ao fluxo futuro dos recebimentos de aluguel de um determinado imóvel.

Se o dono de um Centro de Distribuição loca-lo para uma organização qualquer, o locatário pode vendar o fluxo de renda futuro por um valor no presente. Isso é realizado por meio da CRI.

b) Quais são os benefícios e riscos?

Na maioria dos casos o CRI é encontrado por um valor inicial acima de 5mil, mas é possível encontrar CRI’s com valores menores em algumas corretoras.

As taxas do CRI geralmente são atreladas a inflação, isso faz com que o dinheiro investido esteja protegido da ação inflacionária do país. Também é somada a uma taxa de juros real, em que na maioria das vezes é muito maior do que a de vários outros ativos.

As CRI’s também são isentas de Imposto de Renda, que a torna uma boa opção para o investidor Pessoa Física.

Em relação aos riscos – As CRI’s não são protegidas pelo FGC, portanto devem possuir garantias maiores por trás. Você precisa saber se existe alguma garantia maior antes de investir nesse ativo.

c) Como Investir?

Esse tipo de investimento também é encontrado em corretoras.

Vale a pena dar uma pesquisa para encontrar a melhor com as melhores garantias antes de investir neste ativo.Fique atento!

 

#5 CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio

a) o que é?

Assim como as LCI’s estão para as LCA’s, os CRI’s estão para os CRA’s.  São recebíveis provenientes de pagamentos futuros entre produtores rurais.

b) Quais são os benefícios e riscos?

Os benefícios e riscos são parecidos com os do CRI. Entretanto, o CRA  acaba sendo mais arriscado, possuindo uma taxa bem mais alta do que o CRI.

c) Como Investir?

Para investir em um CRA você precisa ter acima de 5mil reais disponível em sua conta.  Você escolhe a forma de remuneração entre as opções disponíveis e faz o aporte comparando os riscos, vencimento e expectativa de retorno do investimento.

 

Conclusão

Como você já deve ter notado, as opções de Renda Fixa vão muito além do Tesouro Direto e da Poupança.

Muito embora, não exista uma forma de desvendar qual é a melhor para você que é iniciante, saiba que é altamente recomendado que você diversifique a sua carteira de investimentos para minimizar os riscos e não ter dores de cabeça no futuro.

Já me aconteceu de acabar fazendo burrada com o meu primeiro investimento por falta de conhecimento, mas essa história fica para outro artigo rsrs.

Lembre-se: não importa se você tem pouco ou muito, saiba administrar bem o seu dinheiro!

 

E ai, gostou das 5 Melhores Opções de Renda Fixa para Iniciantes? Já fez algum desses investimentos?

Deixe aqui nos comentários!

Até a Próxima!

Carol Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

carol martins

Olá, Carol aqui! Sou Trader e fundadora do Blog: Meu Diário Financeiro. Estou aqui para te mostrar um pouco do universo trader de verdade, sem enrolação! Topa conhecer a melhor profissão do mundo?

2 Comments

  1. Muito bem explicado!

    Estou estudando para poder investir meu dinheiro e seu site tem me ajudado muito!
    Continue com as postagens e as dicas, pois sua escrita é bem fluida e de fácil entendimento.

    Vou recomendar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.