4

Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

Oi, tudo bem?

Você alguma vez já quis saber como investir com pouco dinheiro?

Quando eu falo com alguém que nunca investiu, geralmente ouço as mesmas frases do tipo: ” Ah, eu não tenho dinheiro pra investir! Primeiro eu preciso ser rico e estar cheio da grana. Ai depois, eu vou começar a investir porque, investir é coisa de rico”.

Você concorda com isso?

E com essa frase aqui: “Bom mesmo é ser pobre porque pobre é feliz”.

Desculpe, mas, se você acredita nessas coisas você está condenado a ficar pobre para o resto de sua vida!

Isso acontece de uma forma muito simples: Se você acha que dinheiro é ruim, que não se deve falar de dinheiro em casa e que o bom mesmo é ser pobre. Você sempre vai se sabotar quando tiver dinheiro porque, inconscientemente você tenta se livrar dele de várias formas e por isso não irá ter mais dinheiro, simples assim!

Essas e outras crenças limitantes em relação ao dinheiro, fazem com que a gente não consiga atingir os nossos objetivos. É por isso que eu preparei aqui 3 passos simples para você começar a investir com pouco dinheiro e mais 3 Investimentos para Iniciantes.

Acompanhe.

 

Sumário

#Passo 1 Faça a sua Reserva de Emergência

Como Investir Com Pouco Dinheiro - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

A Reserva de Emergência é uma parcela do seu dinheiro que ficará guardada em um local seguro para o caso de surgir algum imprevisto.

Sabe aqueles momentos ruins que sempre acontecem nas piores horas? O carro dá pau, o filho fica doente e você precisa correr com ele no médico, a casa pega fogo… (desculpa, essa foi um pouco exagerada rsrs mas, conheço gente que já passou por essa ultima situação).

É para esse tipo de situação que a Reserva de Emergência serve. Ao construir uma, você fica mais tranquilo e oferece uma maior segurança para a sua família.

Como construir?

É muito simples construir a sua Reserva de Emergência, você não precisa ter muito dinheiro para fazer isso.

A forma que eu utilizei e recomendo é a seguinte:

Você separar de 10% a 20% do seu salário todo mês. Quanto mais você conseguir separar,mais rápido você vai formar a sua Reserva de Emergência.

Se você é trabalhador assalariado, precisa fazer uma soma de todos os seus gastos mensais que incluem – Aluguéis, contas de energia, água, internet, escola das crianças, parcela do carro etc…

Feito o calculo dos seus custos, você vai multiplicar por 6, esse valor será o dinheiro que você precisará juntar para formar a sua Reserva de Emergência.

Está confuso (a)? Então, lá vai um exemplo:

Vamos supor que você tenha um custo mensal de 2.000 mil.

2.000 x 6 = 12.000 mil reais

Ou seja, você terá que juntar 12mil reais como Reserva de Emergência.

Se você é trabalhador autônomo ou empresário, precisará juntar 12x os seus custos mensais.

 

Aonde eu deixo a minha Reserva de Emergência?

Existem 2 Tipos de investimentos que você pode utilizar para deixar a sua Reserva de Emergência.

O primeiro é o Tesouro Selic e o segundo é a Poupança.

Mas, qual é o mais indicado Carol?

Sinceramente, eu acredito que seja a Poupança. Pois, por mais que renda menos do que o Tesouro Selic, a Poupança é de muito fácil acesso caso você precise com urgência. Basta você ir em um caixa eletrônico 24hrs e sacar o seu dinheiro, seja em dia útil ou feriado.

Já o Tesouro Selic, é um investimento que rende muito mais só que é D+1, ou seja, se você solicitasse o resgate hoje, só estaria disponível na sua conta no próximo dia útil.

E se por acaso acontecer algum imprevisto na sexta e você precise do dinheiro… se lascou! Só estaria disponível na sua conta na segunda, se na segunda não for feriado!

Entendeu a diferença?

Não é porque todo mundo fala mal da Poupança que ela seja totalmente ruim! Ela é muito útil nesse caso, é claro que não vai render quase nada, mas se a sua casa “pegar fogo,” você não precisará esperar o próximo dia virar para resolver esse problema.

#Passo 2 Defina Objetivos para Seus Investimentos

Depois de fazer a sua Reserva de Emergência, você precisa pensar em duas coisas:

Para que vai investir e por quanto tempo.

Você precisa ter um objetivo claro antes de sair que nem um louco procurando investimentos lucrativos por ai rsrs.

É bem simples:

O que você quer fazer com o seu dinheiro? Quer fazer uma viagem? Trocar de carro?

Para daqui há quanto tempo pretende fazer essa viagem? Daqui há 1 ou 2 anos?

Anote essas perguntas e essas respostas em um caderno da forma mais clara possível.

 

#Passo 3 Escolhendo o melhor investimento

28 - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

defina seus objetivos

Agora que você já tem um dinheiro para imprevistos guardado e já sabe o que quer fazer com o dinheiro que vai investir, chegou a hora de procurar um bom investimento para começar com pouco capital.

Eu separei aqui 3 Investimentos que você pode começar com pouco dinheiro, sendo que, 1 deles você pode começar a partir de $97,60 (no momento em que escrevo esse artigo).

Então vamos começar!

 

#1 Tesouro Selic

Agora sim eu vou falar muito bem desse Investimento rsrs.

O Tesouro Selic é um título publico emitido pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&F Bovespa e o mais intrigante é que o Tesouro Selic é o investimento mais simples dentro do Tesouro Direto.

O Tesouro Selic permite que você possa comprar de 1 título que custa $97,60 (no momento em que escrevo esse artigo), até mais de 10 títulos de uma só vez, não importa quantos títulos você compre, a rentabilidade vai ser exatamente a mesma!

Isso é muito bom para o pequeno investidor, que dispõe de um valor baixo para começar, tornando essa modalidade de investimento a mais democrática, na minha opinião.

 

Como a Rentabilidade é calculada?

O Tesouro Selic tem o seu rendimento com base na taxa Selic (taxa básica de juros emitida pelo Banco Central). Neste momento em que escrevo esse artigo, a taxa Selic estão em 6,50% ao ano.

Esse investimento é muito interessante, pois, você consegue prever a sua rentabilidade (quanto você irá ganhar).

Quanto mais alta estiver a taxa Selic, mais você irá ganhar!

 

Para quem é indicado?

Esse é um título para objetivos de médio (6 meses) a longo prazo (acima de 4 anos).

É indicado se você está planejando uma viajem para o exterior ou até mesmo deseja trocar de carro daqui há 2 ou 3 anos.

 

Como investir?

Você precisa entrar no site do Tesouro Nacional, fazer o seu cadastro e depois achar um agente de custódia que pode ser um banco ou uma corretora de valores. Eu recomendo que você se cadastre por uma corretora, pois a maioria delas oferecem taxa ZERO para Tesouro Direto!

Ao entrar na plataforma da corretora, clique na opção Tesouro Direto que geralmente está em primeiro ou em ultimo lugar na tabela.

Lembrando que nesse e em todos os outros títulos do Tesouro Nacional, você terá que declarar Imposto de Renda.

Tesouro Selic - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

 

#2 CDB – Certificado de Depósito Bancário

Neste tipo de investimento, você vai emprestar dinheiro para o banco com uma determinada taxa de juros e o banco vai lhe devolver o seu dinheiro já com os juros acrecidos na data do vencimento.

O CDB é uma forma de o banco captar dinheiro de investidores para emprestar a juros maiores para os seus clientes tomadores de crédito.

Existem 3 tipos de CDB:

1-CDB Pré-fixado – O investidor já sabe quando e o quanto vai receber na data de vencimento.

 

2-CDB pós fixado atrelados ao CDI – O investidor receberá um percentual no período. 120% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) por exemplo.

Como o CDI varia com o tempo, podem ocorrer variações na rentabilidade desse CDB até o vencimento. Portanto, você só saberá quanto irá receber no final do período. Não é recomendado o resgate antes do prazo.

Se o CDI subir, os seus rendimentos também aumentam.

 

3 CDB Hibrido – Esse tipo de CDB é o que possui menos oferta no mercado, ele segue a variação do IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) + uma taxa fixa.

Vamos supor que você tenha um CDB que rende 6,0% + IPCA. Isso significa que ele renderá essa taxa + a Inflação.

Os CDBs duram em média de 30 dias há 5 anos.

 

Para quem é indicado?

Esse tipo de investimento é indicado para investidores que procuram rentabilidade, liquidez e segurança, visto que, esse investimento tem a participação do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que devolve até 250mil por CPF.

cdb01 - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

Como Investir?

Basta ter uma conta em uma corretora de valores e escolher qual é a melhor opção de CDB que se encaixa com o seu objetivo. Neste investimento você precisará ter no mínimo $1.000 reais para investir.

Importante: Ao escolher um CDB você precisa se atentar as taxas e prazos negociados, pois, se resgatado fora do vencimento, corre o risco de você perder parte do valor investido como forma de penalidade por não ter levado o investimento até o vencimento.

Outro aviso importante é que o CDB não é isento de imposto de renda, ou seja, o imposto de renda incidirá sobre o rendimento e será retido na fonte pelo seu agente de custódia.

 

#3 (FIIs) – Fundos Imobiliários

0001 - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

fundos imobiliários

Fundos Imobiliários são fundos compostos por investimentos no setor imobiliário listados na bolsa de valores brasileira e existem 2 tipos:

1- Fundos de Tijolos: esses são fundos que possuem imóveis físicos como: hotéis ,shoppings, edifícios do ramo empresarial…

2- Fundos de papel: Esse investimento é composto por aplicações no setor imobiliário como LCI e CRI por exemplo.

Ao investir por meio desses papéis você se torna dono de um pedacinho do imóvel. Imagina só, você se tornando dono de um pedaço do shopping ou do Magazine Luíza? Legal né?

Assim que você adquire uma cota de fundo Imobiliário, você passa a receber os aluguéis daquele fundo mensalmente. Então, quanto mais cotas você tiver, maior será o valor dos aluguéis que você irá receber.

 

Para quem é indicado?

É indicado para investidores que dispõem de pouco capital (menos de 2.000 mil) e que estão em busca de uma renda extra. Se esse é o seu caso, você precisa investir em fundos imobiliários!

Existem Fundos Muito baratos, eu já encontrei por menos de $30,00 reais cada cota. É claro que você precisa pesquisar antes e escolher fundos de imóveis bem localizados para não acabar no prejuízo.

fiis - Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos

Como investir?

Depois de realizar o deposito na sua corretora, acesse o Home Broker e escolha as cotas que mais lhe agradarem. Caso você encontre dificuldades, entre em contato com um dos analistas e peça recomendações de FIIs para ele.

Lembrando que diferente dos 2 primeiros investimentos, com os FIIs  não será descontado o Imposto de Renda.

 

 Tenha mais para ajudar mais

Você viu como é fácil começar a investir com pouco dinheiro? Então quando você vir alguém que você conhece reclamar sobre dinheiro e investimentos, mostre esse post para essa pessoa e explique que você pensa diferente, você investe para ser rico e quando chegar lá, continuará investindo e ajudando o máximo de pessoas que conseguir.

 

Espero que tenha aprendido a Como Investir com Pouco Dinheiro em 3 Simples Passos!

Em caso de dúvidas ou sugestões,

fique a vontade para comentar ou me enviar um e-mail.

Abraços e até mais!

Carol Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

carol martins

Olá, Carol aqui! Sou Trader e fundadora do Blog: Meu Diário Financeiro. Estou aqui para te mostrar um pouco do universo trader de verdade, sem enrolação! Topa conhecer a melhor profissão do mundo?

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.