4

O que é e como Funciona uma corretora de valores -Tudo o que você precisa saber

duvida 6 - O que é e como Funciona uma corretora de valores -Tudo o que você precisa saber

Olá, Carol aqui!

Você sabe o que é e como funciona uma corretora de valores?

estava conversando com uma amiga, quando ela me disse que tinha aberto uma conta em uma corretora mas não tinha certeza se era seguro e como realmente uma corretora atuava no mercado.

Afinal, porque confiar o seu dinheiro a uma corretora, quando se tem um banco para gerenciar os seus investimentos? Então, decidi escrever esse artigo para você que se identificou com essas dúvidas e está angustiado, pois, não sabe se uma corretora de valores é realmente confiável.

Acompanhe.

 

Sumário

O que é uma Corretora de Valores?

Uma Corretora de Valores é uma instituição financeira voltada especificamente para investimentos.

Ela é como se fosse um banco, porém, possui finalidades diferentes. Uma corretora não oferece empréstimos ou cartão de crédito, em vez disso, ela oferece opções de investimentos com o objetivo de fazer o seu dinheiro render.

Uma corretora é basicamente, uma intermediária na compra e venda de ativos financeiros. Ela funciona como uma ponte de ligação entre a Bolsa de Valores e você.

A corretora também tem autorização para oferecer títulos públicos Federais por meio de programas do Tesouro Nacional e títulos de crédito privados (CDB, LCI, LCA, Debentures, entre outros) oferecidos por Bancos e Empresas.

Para fazer tudo isso, uma corretora precisa ter autorização do Banco Central e precisa ser fiscalizada e normalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Tem mais alguma coisa que a Corretora faça?

Tem sim! A corretora conta com um time de especialistas em economia responsáveis por analisar o mercado e as perspectivas das empresas que estão cadastradas na Bolsa de Valores.

Com isso, a corretora elabora materiais de análises para avisar os investidores sobre os melhores e os piores investimentos naquele momento e auxiliá-los na tomada de decisão.

Além de oferecer vários serviços, a corretora possui suporte e tecnologia para auxiliar desde o investidor iniciante até o mais experiente.

 

Investimentos Seguros e Certificados

Essa é a parte que eu mais me preocupei antes de fazer o meu primeiro investimento através de uma corretora.

Para uma corretora funcionar, são necessárias algumas autorizações e certificados.

Primeiro, é necessário ter uma autorização do Banco Central (BACEN) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Seguindo esse ritmo, vem a CETIP e B3 (BM&F Bovespa) que supervisionam a atuação da corretora e também são responsáveis por certificá-la decorrente de suas boas práticas adotadas, tecnologia e alta qualidade de seus serviços prestados.

Também é importante lembrar que apesar de a corretora operar na compra e venda de ações e títulos, esses ativos ficam custodiados em outras instituições.

As suas ações e títulos ficam registrados no seu CPF em uma empresa da BM&FBovespa, a Câmara de Ações – Antiga (CBLC) responsável por guardar os papéis negociados na bolsa.

Acontece a mesma coisa com os títulos públicos, que ainda contam com a garantia de pagamento do Tesouro Nacional.

Na Cetip, ficam os títulos de crédito privado como CDB’s, LCI’s, LCA’s, CRI’s e CRA’s, Debêntures, entre outros.

Tudo isso quer dizer que, todos os seus investimentos estão seguros e custodiados em outras instituições confiáveis.

Você pode entrar em contato com a sua corretora e exigir um comprovante de que a sua aplicação realmente foi efetuada e está em seu nome.

Como uma Corretora de Valores Funciona?

O melhor exemplo para entender como uma corretora funciona, seria você imaginar um super mercado.

Quando você entra em um super mercado, logo se depara com as prateleiras cheias de produtos variados, né?

A corretora é como um super mercado, em que os produtos oferecidos são investimentos como CDB’s, Tesouro Direto, Ações, etc. Já o Banco seria aquela loja que só vende uma marca, tipo Polishop rsrs.

 

Em Qual Corretora Devo Investir?

112182 OOJLGV 376 e1540591446707 - O que é e como Funciona uma corretora de valores -Tudo o que você precisa saber

Agora que você já sabe como é e como funciona, deve estar se perguntando:

“Blz, mas em qual corretora eu vou investir?”

Calma, existem alguns critérios de avaliação que você precisa seguir antes de sair abrindo conta em corretoras por ai.

Por isso, separei 4 aspectos principais para você levar em conta antes de tomar a sua decisão:

#1 Atendimento

Você deixaria o seu dinheiro em uma empresa, cujo os funcionários são mal educados?

Provavelmente não né?

A qualidade no atendimento e suporte para tirar dúvidas deve ser um fator muito importante na hora de fazer a sua escolha. Por isso, vale tirar dúvidas com quem já é cliente e pesquisar na internet em sites de reclamação para analisar melhor a reputação da corretora.

#2 Preço

Por operar muito em investimentos de renda variável, a corretora cobra taxas de corretagem por cada serviço prestado.

Essa taxa varia de acordo com o tipo de mercado que a empresa opera, podendo ser fracionário, a vista, mercado futuro ou por operações.

Existe também uma taxa de custódia que você paga sobre investimentos em renda variável e renda fixa, para que a corretora “guarde” os seus investimentos. Não são todas as corretoras que cobram.

É importante você analisar também, se a corretora possui Home Broker, que é uma plataforma de negociações na Bolsa, indicada para quem gosta de realizar operações independentes de compra e venda de ações.

A utilização dessa plataforma também incide taxas de corretagem, por isso, tome cuidado! Pesquise bem e escolha a corretora que melhor se encaixa no seu orçamento e objetivos financeiros.

#3 Ferramentas Disponíveis

Você já assistiu o Filme: ” Wall Street – Poder e cobiça? se você não viu esse filme, recomendo que veja!

Tem algumas partes do filme que mostra como eram as negociações na bolsa americana nos anos 80. Era uma gritaria que só! O povo com dois telefones, um em cada orelha, fazendo gestos para um cara que anotava as variações no quadro. Uma coisa de louco! rsrs.

Felizmente, tudo mudou com os avanços da tecnologia, agora é possível fazer tudo pelo computador, tablet e até pelo Smartphone. Por isso, fica aqui a dica numero 03 – Veja quais são as ferramentas que a corretora lhe oferece e se elas realmente são úteis e conseguem suprir as suas necessidades.

#4 Qualidade nos Serviços

Por fim, você deve analisar a transparência da corretora e se ela disponibiliza relatórios, análises e consultorias  para seus clientes.

 

Porque devo trocar o meu Banco por uma Corretora?

banco - O que é e como Funciona uma corretora de valores -Tudo o que você precisa saber

 

Você já deve ter percebido que para investir e e fazer o seu dinheiro render, é fundamental ter uma conta em uma corretora de valores, não é mesmo?

Então, vou listar agora, as vantagens de investir em uma corretora em vez de investir através do banco.

As Corretoras oferecem uma maior variedade de produtos

Quando você abre uma conta no banco e vai até a opção de investimentos, você percebe que tem pouca variedade, pois são produtos somente do banco, como (Títulos de Capitalização, CDB, LCI, LCA, entre outros). E que geralmente, possui uma péssima rentabilidade, bem abaixo do CDI em vários casos.

Agora, quando você abre uma conta em uma corretora, logo percebe a diferença. Existe um leque com várias opções de investimentos, cada um para um objetivo, tipo e data de vencimento específicos.

Você tem a comodidade e a liberdade de escolher qual produto você quiser!

Na corretora você tem vários produtos a sua disposição. Lembra do exemplo do supermercado? Não tem só da marca Polishop rsrs.

Outro diferencial é que os bancos só oferecem bons produtos para clientes que tem acima de 300 mil reais na conta. Eles não vão oferecer um produto bom para quem tem 5mil na conta, pois, não seria lucrativo para o banco. Já em uma corretora, é possível começar a investir a partir de $ 30,00 reais.

Taxas menores

Apesar de os bancos oferecerem comodidade de investir em seus próprios produtos, as taxas de administração são muito altas e o investimento acaba não rendendo nada na maioria das vezes.

Enquanto que para Investir no Tesouro Direto a maioria das corretoras cobram taxa zero de administração sobre o valor investido, o banco cobra em média 2% ao ano.  O mesmo ocorre com fundos de investimentos e renda fixa, podendo chegar a cobrar 4% ao ano.

Parece ser pouco mas no final, essas tarifas atrapalham muito a rentabilidade do seu dinheiro, que está deixando de render juros para você e dando ao banco.

Bom Suporte ao Cliente

Diferente dos bancos que sempre querem te vender títulos de capitalização, empréstimos, entre outras coisas.

A corretora, tem o foco direcionado ao atendimento transparente ao cliente, disponibilizando relatórios e materiais para informar e auxiliar o cliente no que ele precisar. Além disso, também possui uma plataforma que instrui investidores iniciantes em relação aos primeiros passos para começar a investir, agregando mais valor ao serviço.

Se tem Home Broker

O home broker fica dentro da plataforma da corretora, nele é permitido comprar e vender ações e as operações são realizadas por você mesmo, sem precisar ligar e autorizar a compra ou venda de determinado ativo.

Essa é uma ferramenta indispensável para investidores que gostam de analisar as suas ações e negociar, podendo também definir um preço mínimo de queda. Caso isso aconteça, a ordem de compra é enviada automaticamente através do Home Broker.

 

O Banco também tem as suas qualidades

O banco também tem suas qualidades apesar de ser a pior opção quando se trata de investimentos.

Uma delas é quando se trata de formar a sua reserva de emergência utilizando a poupança, pois, você pode retirar o seu dinheiro a qualquer momento, basta ir à um caixa 24 horas.

Outra vantagem dos bancos e essa é fundamental para o investidor, é que você vai precisar de uma conta bancária para transferir o dinheiro para a sua corretora de valores.

Por isso, recomendo que você abra uma conta em um banco digital, porque geralmente eles não cobram tarifas de transferências Ted’s ou Doc’s.

O banco que eu utilizo hoje é o Banco Inter – cobra taxa zero de tarifa e é zero anuidade!

Caso queira se aprofundar mais, o site Adeus Aposentadoria tem ótimas dicas! Para conhecer o site Clique Aqui

Por hoje é só!

Fico Feliz que tenha chego até aqui!

Espero que tenha gostado e entendido o que é e como funciona uma corretora de valores.

Deixe aqui o seu comentário a respeito desse tema!

Abraço e até a próxima!

Carol Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

carol martins

Olá, Carol aqui! Sou Trader e fundadora do Blog: Meu Diário Financeiro. Estou aqui para te mostrar um pouco do universo trader de verdade, sem enrolação! Topa conhecer a melhor profissão do mundo?

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.